• Ingredientes: 12 espigas de milho verde. 2 litros de caldo de galinha. 1 colher (sopa) de azeite de oliva. 1 cebola picada. 1 xícara (chá) de leite. Sal e pimenta-do-reino branca a gosto. Espinafre picadinho a gosto. 2 limões.

Preparo: Corte os grãos de milho bem rente ao sabugo e bata no liquidificador com um pouco de água. Passe por uma peneira, espremendo bem o bagaço para retirar o mais possível de liquido. Junte o caldo de galinha e reserve.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar. Adicione então o caldo de milho reservado. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela, durante aproximadamente 50 minutos. O caldo deverá engrossar, ficar cremoso. Acrescente o leite e cozinhe por mais 10 a 15 minutos. Tempere com sal, se necessário e a pimenta. Pouco antes de servir junte o espinafre. Sirva com fatias de limão para que cada um tempere a seu gosto.

Dica: pode acontecer que o caldo, durante o cozimento, crie alguns sedimentos sólidos, passe então a sopa pela peneira uma segunda vez.